Plus Técnica

CONDOMÍNIOS VERTICAIS

AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ou (AVCB) é um documento que atesta a vistoria no local das regras de segurança e prevenção de incêndios torna possível o monitoramento de todas as edificações são regras que deverão ser seguidas para prevenção e combate a incêndios e procedimentos padronizados para situações de pânico.

Normas que precisam ser atendidas para obtenção de AVCB
NBR 9077 – Saídas de emergência
NBR 13714 – Sistemas de hidrantes
NBR 9050 – Acessibilidade
NBR 10897 – Chuveiros Automáticos
NBR 5410 – Instalações Elétricas
NBR 5419 – SPDA
NBR 10898 – Iluminação de Emergência
NBR 17240 – Detecção e Alarme de Incêndio
NBR 12693 – Proteção por extintores de incêndio

NR 10 – O laudo NR 10, também conhecido como R.T.I. – Relatório Técnico das Instalações, tem como objetivo assegurar a segurança dos trabalhadores envolvidos em instalações elétricas e atividades envolvendo eletricidade, bem como garantir que toda estrutura e instalação esteja em perfeito funcionamento.
O laudo NR 10 aborda as questões técnicas, administrativas e documentais das instalações elétricas de edificações, sejam elas de uso industrial, comercial, público ou residencial.
Ademais, o documento é reclamado por seguradoras e autoridades públicas, como Prefeituras, Corpo de Bombeiros e Certificadoras.
O laudo NR 10 é emitido por um profissional legitimamente habilitado e com registro no competente conselho de classe, conforme item 10.8.3 da NR 10. E para isso, é feita uma análise de toda a instalação elétrica da estrutura, que será adequada e implementada toda medida de segurança para que ela esteja conforme a norma vigente.

Laudos

NBR-5410 – A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão,ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua, esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc..

Objetivo das vistorias: Garantir que as instações elétricas estão adequadas a demanda das cargas existentes, e com isso evitando sobrecargas além de riscos de incêndio e prejuizos as instalações. Após as vistorias tambem elaboramos projetos de adequação para os problemas detectados.

NBR-5419/2015- Sistema de proteção contra descargas atmosféricas ou (SPDA) popularmente conhecido como pará-raios é uma exigencia do corpo de bombeiros é regulamentada pela ABNT a norma NBR 5419 visa a proteção de prédios, antenas, tanques, tubulações instalações industriais, e pessoas contra descargas atmosféricas.

SPDA – O laudo SPDA, popularmente conhecido como para-raios, tem como objetivo avaliar as medidas de proteção contra descargas atmosféricas que atingem as estruturas e suas proximidades, podendo causar danos às pessoas, animais e à própria estrutura e suas instalações, conforme a ABNT NBR 5419:2015.

O laudo SPDA é emitido por um profissional legitimamente habilitado, que analisa todo os aspectos técnicos da estrutura, que é composta principalmente por:
● Sistema de Captação (terminais aéreos, captores e malha de captação);
● Sistema de Descida (condutores de descida);
● Sistema de Aterramento (eletrodos de aterramento, malha de aterramento e caixas de inspeção);
● Sistema de Equipotencialização (BEP, condutores);


Bem como o laudo das Instalações elétricas, a realização do laudo SPDA é essencial por muitos motivos, entre eles estão:

● Garantir a integridade das pessoas que frequentam a estrutura e seus arredores;
● Minimizar danos à estrutura e de toda sua instalação, bem como bens contidos nela;
● Evitar multas;
● Possibilitar o ressarcimento perante seguradoras;
● Valorizar o patrimônio.

MANUTENÇÃO

MANUTENÇÃO Elétrica

Corretiva e Preventiva – A Plus Técnica realiza manutenções corretivas e preventivas, com foco nas solução de problemas, com qualidade no serviço e no atendimento, a manutenção garante o bom funcionamento de circuitos energéticos de painéis, máquinas e equipamentos do setor indústrial e predial. A manutenção corretiva e para efetuar correções caso seja necessário ou preciso, na parte elétrica, cabos entre outros. Já a manutenção preventiva é realizada para evitar problemas futuros, tais como queda de energia, problemas com cabos e djuntores e é feita de maneira periódica.

Quadro de Comando

O quadro de comando é importante em prédios, indústrias e empresas pois nele são inseridos botões, disjuntores e componentes necessários para ativar e desativar a passagem de energia elétrica da rede de distribuição para a máquina que deve operar, a manutenção é necessária para prevenir defeitos e, caso estes ocorram, consertá-los. No quadro de comando é preciso analisar todos os componentes elétricos do sistema, como chaves de partida, contatores, relés, disjuntores e botões de acionamento, a atuação ocorre de forma integrada no quadro, o defeito em um item pode prejudicar os demais.

Bombas Elétricas

A NBR 5462/1992, se refere a manutenção que consiste na “combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida”. Uma boa manutenção gera redução de custos, aumenta a vida útil da bomba e ajuda a diminuir falhas e problemas decorrentes do uso sem manutenção.

Central de Alarmes

A manutenção central de alarme de incêndio tem uma grande procurada por empresas, indústrias e estabelecimentos que possuem sistemas de detecção e alarme de incêndio instalados, este serviço é essencial e abrange tanto os sistemas mais convencionais quanto os mais complexos. A principal função da manutenção central de alarme de incêndio é manter o sistema em bom funcionamento para que não haja imprevistos no momento em que o alarme precisa funcionar. E tem como objetivo assegurar que, a qualquer momento, o sistema esteja em pleno funcionamento sem limitações.

Segurança e funcionalidade dos sistemas de Iluminação Predial

Esse serviço promove a qualidade das instalações elétricas, como também contribui com maior segurança das empresas, uma vez que previne curtos-circuitos, apagões e outros problemas que podem não só interferir na produtividade dos locais como colocar em risco a integridade dos colaboradores. A manutenção preventiva e a corretiva, o foco da preventiva é analisar todo o sistema elétrico predial e realizar ajustes e reparos pontuais já a corretiva ocorre quando a manutenção anterior não aconteceu. Afinal, a manutenção corretiva acontece quando alguma falha já tomou conta do sistema e está interferindo na sua funcionalidade.

engineer-man-testing-the-optical-fiber
Monitoramento do consumo de Água e Energia

Através do monitoramento do consumo de água e energia, condominios e predios, podem controlar e saber exatamente o quanto é gasto e onde, e controlar estes gastos de maneira simples e com qualidade obter bons resultados

Automação

controle de bombas

O controle de bombas ajuda no controle do monitoramento, alertas assim o cliente pode evitar certos tipos de problemas, este monitoramento é em tempo real, um exemplo é controle de nível de caixa d’agua onde se a caixa estiver transbordando ou abaixo do nível ideal, o cliente e informado através de um alerta para que possa tomar as providencias necessárias.

Controle da energia Predial

Ao monitorar o controlar o consumo de energia num prédio por exemplo é possivel, reduzir custos, gastos gerados pelo uso sem controle da energia, assim num prédio ou condominio ter noção dos gastos gerados e ou economizados.

REDUÇÃO DE CUSTO

energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica ocorre quando partículas de luz solar (fótons) que colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando assim um deslocamento dos elétrons, que irá criar uma corrente elétrica contínua, também chamada de energia solar fotovoltaica.

Funcionamento do sistema de energia solar fotovoltaico
A energia solar fotovoltaica é baseado na utilização de painéis solares que captam a luz e geram energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico e essa eletricidade é convertida pelo inversor solar, de corrente contínua para alternada, e, então, a energia é distribuída. Ela pode funcionar de 3 formas diferentes:

Sistema de energia solar conectado à rede (on-grid): O sistema on-grid atua com a inserção de energia diretamente na rede elétrica, enquanto há presença de luz solar no imóvel.


Sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off-grid): O sistema off-grid funciona por meio de um banco de armazenamento que conta com baterias que não estão ligadas a uma rede elétrica, com o diferencial de manter o seu funcionamento em períodos noturnos ou chuvosos, momentos em que há baixa ou nenhuma luminosidade. 


Sistema de energia solar híbrido: E o sistema híbrido tem sua operação de modo simultâneo, entre on-grid e off-grid, fazendo com que seu trabalho ocorra conectado à rede, enquanto o banco de baterias está carregando, e vice-versa.

17273730_1446430292068973_1311277545_o
projeto de eficiência energética

O projeto de eficiência energética é definido por ações em uma determinada operação, visando principalmente a redução de custos com consumo de insumos energéticos e hídricos, apresentando sugestões de viabilidade técnico-econômica de implantação, incluindo as especificações técnicas, equipamentos, materiais, serviços e as implantações propriamente ditas, além do gerenciamento do projeto e a gestão dos resultados após o término das intervenções. De maneira resumida, é um conjunto de medidas bem definidas que, quando implantadas, irão levar a uma redução, previamente determinada, dos custos de consumo de água e/ou energia de uma empresa ou empreendimento, mantendo-se os níveis de produção e da qualidade.

Sistema de Reuso

NBR 15527 – A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuárias é uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água. Aassim, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade.