Plus Técnica

Imagem ilustrativa
LAudo NR10

NR 10O laudo NR 10, também conhecido como R.T.I. – Relatório Técnico das Instalações, tem como objetivo assegurar a segurança dos trabalhadores envolvidos em instalações elétricas e atividades envolvendo eletricidade, bem como garantir que toda estrutura e instalação esteja em perfeito funcionamento.

 

O laudo NR 10 aborda as questões técnicas, administrativas e documentais das instalações elétricas de edificações, sejam elas de uso industrial, comercial, público ou residencial.

Ademais, o documento é reclamado por seguradoras e autoridades públicas, como Prefeituras, Corpo de Bombeiros e Certificadoras.

O laudo NR 10 é emitido por um profissional legitimamente habilitado e com registro no competente conselho de classe, conforme item 10.8.3 da NR 10. E para isso, é feita uma análise de toda a instalação elétrica da estrutura, que será adequada e implementada toda medida de segurança para que ela esteja conforme a norma vigente.

LAUDO SPDA

SPDA – O laudo SPDA, popularmente conhecido como para-raios, tem como objetivo avaliar as medidas de proteção contra descargas atmosféricas que atingem as estruturas e suas proximidades, podendo causar danos às pessoas, animais e à própria estrutura e suas instalações, conforme a ABNT NBR 5419:2015.

O laudo SPDA é emitido por um profissional legitimamente habilitado, que analisa todo os aspectos técnicos da estrutura, que é composta principalmente por:

Bem como o laudo das Instalações elétricas, a realização do laudo SPDA é essencial por muitos motivos, entre eles estão:

Imagem ilustrativa
Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 🙌