Plus Técnica

Imagem ilustrativa
soluções IoT

IoT (Internet of Things), em português Internet das Coisas, é uma rede com mais de 10 bilhões de dispositivos (objetos) conectados e que “conversam” entre si.

 

Geralmente quando falamos de internet, nos vem a mente dispositivos como computadores, smartphones ou tablets. Entretanto, a IoT traz inteligência a objetos comuns. O que isso significa? Isso significa que eletrodomésticos, sistemas de iluminação, controle de acesso, sistemas de identificação e segurança, automóveis, relógios e tantos outros objetos são conectados à internet através de sistemas incorporados e softwares. Embora o termo IoT já seja conhecido há algum tempo, essa tecnologia só se tornou uma realidade aplicável devido ao avanço de outras tecnologias como Sistemas de Banda Larga, Machine Learning, Plataformas em Nuvem, Análise e Gerenciamento de Dados e Inteligência Artificial.  

 

 

O advento da IoT trouxe às empresas mais poder de análise e gestão. Afinal de contas, é possível monitorar e coletar dados em tempo real de processos, sistemas e dispositivos, trazendo:

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
SOLUÇÕES IOT EM GESTÃO DE CONSUMO DE ÁGUA

O Brasil enfrenta nesse ano de 2021 a maior crise hídrica dos últimos 90 anos, afetando diretamente a economia e a população do país. É sabido que além da escassez de chuvas, a má gestão dos sistemas de distribuição e a falta de investimentos nesse setor contribuem muito para a piora do cenário. Diante desse fato, a Plus Técnica vem desenvolvendo soluções em IoT para tentar contornar e amenizar os efeitos da falta de água. A Plus Técnica dispõe de aparelhos, softwares e plataformas online para desenvolver uma solução inteligente e personalizada para sua empresa, condomínio ou comércio.

A Plus Técnica desenvolveu um aplicativo onde é possível visualizar, gerenciar e tomar decisões a partir das informações apresentadas nos seguintes tópicos:

 

Monitoramento de Consumo e Nível – Através de sensores e instrumentos de medição é possível monitorar e calcular em tempo real o consumo diário, mensal e até anual da sua empresa, condomínio ou comércio. Também é possível acompanhar o nível atual da sua caixa d’água.

 

Gestão de Consumo – Todos os dados coletados pelos sensores e instrumentos de medição são enviados à nuvem, onde serão analisados e gerenciados, criando um histórico de consumo. Através desse histórico é possível traçar uma média de consumo que pode variar através do tempo, seja pela época do ano, seja pela demanda externa de água, seja pelo aumento ou diminuição do consumo. Dessa forma, é possível saber se o consumo está oscilando dentro da normalidade, se há desperdício ou até mesmo prever a expansão do sistema de armazenamento de água.

 

Monitoramento do Sistema de Distribuição – É possível acompanhar em tempo real o funcionamento do sistema de distribuição de água.